quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Pintor verdadeiro

  O pintor verdadeiro é conhecido como sete-cores-do-nordeste, sairá-pintor entre outros nomes regionais. Pela sua beleza essa ave é alvo do trafico de animais esta ameaçado de extinção.
  mede cerca de 14 cm, é uma ave que apresenta diformismo sexual isso quer dizer que da para dextinguir macho e fêmea. o macho possui uma cabeça um azul-claro e a fêmea possui a tonalidade verde- amarelada para perceber isso tem que expor a luz solar. O macho sempre tem a cabeça maior que a fêmea.
  Sua a base alimenta são frutas, comem também brotos e pequenos insetos.
  Botam de 2 a 3 ovos, tendo 2 a 3 ninhados por ano.
   vive em ambientes como matas, florestas úmidas no Rio grande do norte.

Trinca ferro verdadeiro e Tempera viola

Muitos pessoas confundem o trinca ferro verdadeiro com o tempera viola, vou tentar esclarecer essa duvida.

Trinca ferro verdadeiro

Tempera viola














Nome cientifico: trinca ferro Saltator similis / Tempera viola Saltator maximus 

Caracteristicas: Dorso do tempera viola é verde, cauda e lados da cabeça acinzentado. O trinca ferro apresenta o dorso escuro, o peito mais amarronzado.

Canto: O canto do tempera viola é suave e curto. O do trinca ferro diferencia de região para região mas mantem o mesmo timbre.

Alimentação: Os dois são pássaros onivoros.
 
Reprodução: Os dois atigem maturidade sexual ao 12 meses. Possuiem os mesmos habitos reprodutivos

Habitos: O tempera viola vive em bordas de florestas, plantações, regiões humidas e vivem solitarios ou em pares. O trinca ferro estão sempre em matas, capoeiras clareiras.

Abraço a todos!!!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Pássaro-preto

O pássaro-preto também conhecido como melro, graúna, assum preto e vários outros nomes regionais.
 
É um pássaro que não possui diformismo sexual, isso significa que machos e fêmeas são iguais a única maneira de diferenciar o sexo é por um exame de sexagem. As fêmeas também cantam.     É onivoro come  sementes, frutas, insentos e outros invertebrados.                                                   Tem canto melodioso e estridente. Aos 18 meses estão pronto para acasalar. A vídeos no YouTube onde tem casais de pássaro-pretos acasalando mais em viveiros separados. a cada ninhada geralmente tem de 2 a 3 ovos, tendo de 2 a 3 posturas por ano. O macho costuma ajudar a fêmea criar os filhotes.
Vive em pastagens, áreas rurais. é confundido com o Vira-bosta conhecido por parasitar ninhos de outros pássaros.
Em todo Brasil menos na Amazonia. Existe em outros países como Paraguai, Peru entre outros vizinhos.

Passo a passo do viveiro do amigo Edmirson








PARTE PARA MACHO: 1,60mX2,40m
PARTE PARA FÊMEA: 1,60mX2,40m
CORREDOR: 3,20mX0,60m
GAIOLA: 3,00mX4,50m
ALTURA: 2,20X2,00
08 TELHAS DE AMIANTO 2,44mX0,50m(telhado)
04 MADEIRITE 10mm(repartiçoes dos pombais)
01 SACO DE CIMENTO(piso)
1/2 METRO CUBICO DE BRITA(piso e na gaiola)
05 CARRINHOS DE AREIA(piso)
03 TRINCOS(porta)
09 DOBRADIÇAS(porta)
PREGOS 10X10(tela) e 21X17(madeiras)
MADEIRA 6X4(caibro) MANDEI PARTIR AO MEIO FICANDO UM CAIBRO NA MEDIDA DE 3X2(caibro) REDUZINDO CUSTOS NAO ME LEMBRO A METRAGEM QUE GASTEI.
07 PARTILEIRAS MACHOS E 07 PARTILEIRAS FEMEAS NAS MEDIDAS:
07 TABUAS DE 1,60X0,20(machos) + 21 TABUAS DE 0,30X0,20(machos)
07 TABUAS DE 1,60X0,20(femeas) + 21 TABUAS DE 0,30X0,20(femeas)

TOTAL DE 520,00 reais.

Pixoxó Estrela e Pixoxó Taquara: Duas espécies? ou uma só?

Vejo muitas pessoas confusas quando falamos em pixoxó ou chanchão como quiserem chamar. Muitos criadores pensam que o Pixoxó se divide em duas espécies: Pixoxó Estrela e Pixoxó Taquara (bambu).


Pixoxó Estrela
 Isso é um grande equívoco o Pixoxó Estrela e o Taquara (Bambu) é o mesmo pássaro. O Pixoxo Estrela é o macho só que virado (adulto). O Pixoxo Bambu é a fêmea ou o macho só que é  pardo, e não possui as listra branca formando a estrela.

Enquanto o Pixoxó Estrela canta o dia todo na maioria das vezes, o Taquara na maior parte de manhã. Alguns criadores preferem o Estrela pelo seu incasavel canto alto apreciado por muitos.

Dou a meu pixoxó(chanchão) vitamina liquida, e deixo em um pote separado uma vitamina para aves silvestre, ele gosta muito. Duas vezes por semana boto na gaiola uma espécie de mato chamado na minha região de Tiririca, usado na alimentação de curiós, bicudos, coleiros e outros. Alimento com semente já prontas, não dou ração extrusada, em outro pote deixo Painço português legitimo encontrado em lojas de animais. O segredo e uma boa criação esta no manejo, genética e o mais importante Amor pelo pássaro.

Um grande abraço!!