quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Pixoxó Estrela e Pixoxó Taquara: Duas espécies? ou uma só?

Vejo muitas pessoas confusas quando falamos em pixoxó ou chanchão como quiserem chamar. Muitos criadores pensam que o Pixoxó se divide em duas espécies: Pixoxó Estrela e Pixoxó Taquara (bambu).


Pixoxó Estrela
 Isso é um grande equívoco o Pixoxó Estrela e o Taquara (Bambu) é o mesmo pássaro. O Pixoxo Estrela é o macho só que virado (adulto). O Pixoxo Bambu é a fêmea ou o macho só que é  pardo, e não possui as listra branca formando a estrela.

Enquanto o Pixoxó Estrela canta o dia todo na maioria das vezes, o Taquara na maior parte de manhã. Alguns criadores preferem o Estrela pelo seu incasavel canto alto apreciado por muitos.

Dou a meu pixoxó(chanchão) vitamina liquida, e deixo em um pote separado uma vitamina para aves silvestre, ele gosta muito. Duas vezes por semana boto na gaiola uma espécie de mato chamado na minha região de Tiririca, usado na alimentação de curiós, bicudos, coleiros e outros. Alimento com semente já prontas, não dou ração extrusada, em outro pote deixo Painço português legitimo encontrado em lojas de animais. O segredo e uma boa criação esta no manejo, genética e o mais importante Amor pelo pássaro.

Um grande abraço!!

8 comentários:

  1. Olá boa noite, gostaria de adquirir um pixoxó desse como consigo, sou registrado no IBAMA já!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite... eu tenho um que dizem ser o carneiro... esse vira estrela também depois de adulto

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de comprar vários casais para soltar em Viana es.
    027 999811457

    ResponderExcluir
  4. Esclarecedor a sua explicação >>> Onde consigo comprar xanxão >>> Cria em viveiro grande ¨(6x2x2) junto com outros passaros exoticos (manon mandarin etc)

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito desse pássaro,e é isso mesmo sobre Estela e Taquara ,eu canso de explicar isso ao pessoal aqui.
    Uma vez eu adquiri um que era todo preto, não sei explicar o motivo mas era lindo,e a alegria durou até a próxima muda quando voltou a cor normal!!
    Quanto ao colega que perguntou sobre a reprodução ,eu tirei filhote em uma simples gaiola criadeira ,e tive uma fêmea que arrebentava de cantar !!
    Abço a todos!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de comprar uma fêmea de chanchao

    ResponderExcluir
  7. Alguém quê venda filhotes de xanxao

    ResponderExcluir